segunda-feira, 18 de maio de 2015

Massa Folhada Rápida e Fácil

massa folhada rápida e fácil


Esta massa folhada é perfeita para quem não tem muita paciência ou tem medo de experimentar uma massa folhada tradicional que exige algum tempo e experiência (por exemplo, esta receita).
Estava muito curiosa por ver os resultados, e fiquei agradavelmente surpreendida, pois para o pouco trabalho que dá, substitui perfeitamente uma massa folhada mais elaborada.
Ainda só usei como base de tarte, mas também quero ver como se porta esta massa em folhados (para salgadinhos por exemplo, ou galettes).

Aconselho fazer esta massa num sítio fresco, sem fogão aceso ou aquecimento a funcionar, pois convém manter uma temperatura fresca para ser mais fácil trabalhar.

Esta massa é suficiente para uma tarteira de +/- 25 cm de diâmetro
Receita de Lucy's Kitchen Notebook, (de Lyon, como eu !)

Ingredientes:
  • 125 g de farinha T55 sem fermento (se puder pôr no frigorífico 30 min antes, melhor)
  • 140 g de manteiga bem fria cortada em cubos
  • 60 ml de água gelada
  • 1/ 4 colher de café de sal fino (facultativo se usar manteiga com sal)
Passo 1

Comece por juntar numa taça a farinha, o sal e a manteiga.
Misture com uma faca, espátula ou garfo, até ver pedacinhos de manteiga de mais ou menos o tamanho de uma ervilha.
Junte a água e continue a misturar rapidamente.

massa folhada rápida e fácil

Quando conseguir formar uma bola deixe de misturar (ainda existirão pedaços de manteiga bem visíveis, é normal) e dê uma forma quadrada à massa.

Passo 2

Polvilhe a bancada com farinha e ponha o quadrado em cima.
Com o rolo, estenda num rectângulo de +/- 30 cm de comprimento.

massa folhada rápida e fácil

Divida mentalmente esse rectângulo em 3 (na altura) e dobre o 1/3 de baixo para cima.
Dobre o 1/3 de cima por cima do outro 1/3 dobrado.
Ou seja, tem que dobrar o rectângulo em 3.
Ficará com a dobra no meio, no sentido horizontal.

Não se preocupe se no início as bordas não ficarem muito direitas, conforme der as voltas, o quadrado ficará mais perfeitinho

Durante todo este processo pode polvilhar com farinha para a manteiga não agarrar, mas convém retirar o excedente com um pincel.

Passo 3

Dê 1/4 de volta , ou seja, a dobra terá que ficar do lado esquerdo, no sentido vertical veja a 1ª foto abaixo).
Repita o mesmo processso : dobre em 3, em dê 1/4 de volta novamente.

massa folhada rápida e fácil


Repita esse passo mais 2 vezes, terá feito no total 4 voltas ( cada volta sendo o processo de dobrar o rectângulo em 3).

Passo 4

Envolva o quadrado de massa com filme e ponha no frigorífico no mínimo 1 hora.


Antes de usar, se a massa estiver muito rija, deixe amolecer a temperatura ambiente +/- 30 minutos e use conforme a receita, salgada ou doce !

3 comentários:

  1. Há 20 e tal atras estava desempregada e tirei um curso de pastelaria , aprender o básico, uma coisa que gostava de fazer era a massa folhada, dava trabalho mas valia a pena, nunca tentei fazer em casa.
    Esta receita é bem interessante
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  2. Olá Sónia! Aí está uma coisa que nunca me atrevi a fazer em casa... mas realmente esta não me parece extremamente trabalhosa/demorada! Se um dia arriscar, digo-lhe como ficou. Obrigada pela partilha de coisas tão interessantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois a massa folhada é aquele bicho papão que assusta muita gente, e a mim também assustava até experimentar ! comecei pela mais difícil (massa folhada invertida, pode ver a receita aqui http://receitasfaceis-passoapasso.blogspot.pt/2013/10/massa-folhada-invertida.html) e até correu bem . Experimente, vai ver como se sentirá orgulhosa depois! agora talvez não seja a melhor altura pois o calor altera um pouco a textura da manteiga que tem tendência a derreter. . Beijinhos, e se fizer, diga como correu !

      Eliminar

Tem alguma dúvida acerca de uma receita? Quer deixar uma sugestão, ou até uma dica? Não hesite, deixe o seu comentário !

Nota: para ver as respostas a perguntas ou comentários, terá que voltar à página do comentário inicial porque não recebem notificação por email da minha resposta. Se alguém souber como configurar isso no blogger, agradeço!