segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Bolachas recheadas de figos

Bolachas de figo

Quando era pequena, a minha mãe comprava de vez em quando (em França), para o meu irmão e para mim, umas bolachas da marca LU®, as Figolu, que não são comercializadas em Portugal, pelo menos, nunca as vi à venda.
Adorávamos essas bolachas, o recheio, de figos, era muito docinho, quase como um caramelo, e o biscoito à volta era muito suave... Era realmente uma delícia.

Bolachas de figo

Tenho uma figueira "pingo de mel"  mesmo à porta de casa, mas não usei os frutos frescos, usei passas de figo do anos passado, e o resultado foi este:

Bolachas de figo
Até o meu filho que não gosta de passas, adorou!

Ingredientes: (+/- 20 unidades)
  • 150 g de manteiga amolecida
  • 200 g de farinha
  • 65 g de açúcar amarelo
  • 25 g de açúcar em pó
  • 50 g de amêndoa em pó
  • 2 gemas
  • 1/2 colher de café de sal
  • 200 g de passas de figo de preferência bem moles
Passo 1

Como as minhas passas, já estavam muito secas, pu-las de molho umas 4 horas. Juntei depois de escorridas umas 3 colheres de sopa de açúcar em cozi num tachinho durante +/- 10 minutos (isto para tentar dar mais maleabilidade às passas).

bolachas de figo
Passo 2

Misture todos os ingredientes, menos os figos, até formar uma bola (não misture em demasia, quando conseguir formar uma bola, é porque está pronto).
Ponha a bola num filme de plástico alimentar, e deixe no frigorífico durante 2 horas.

Passo 3

Acenda o forno a 180ºC.
Estenda a massa por cima de uma folha de papel vegetal (é sempre uma ajuda para a massa não colar à bancada) e forme rectângulos de +/-7 cm de largura.

Bolachas de figo
No meio do rectângulo, ponha as passas e espalme um pouco.
Com a ajuda do papel vegetal, enrole a massa e espalme novamente.
corte em pedacinhos de +/-12 cm, e passe as costas de um garfo por cima, só para dar um aspecto parecida com as bolachas originais.
Deite numa placa, e ponha a cozer 20 minutos.


2 comentários:

  1. Parabéns amiga .....adorei o teu blog . Um grande beijinho meu para ti , obrigada

    ResponderEliminar
  2. Ainda hoje falei à minha mulher dessas bolachas. Há anos que ando à procura... sempre que vou aos supermercados ando atento à coca dessas bolachas... muito bom, já lhe roubei a receita.

    ResponderEliminar

Tem alguma dúvida acerca de uma receita? Quer deixar uma sugestão, ou até uma dica? Não hesite, deixe o seu comentário !

Nota: para ver as respostas a perguntas ou comentários, terá que voltar à página do comentário inicial porque não recebem notificação por email da minha resposta. Se alguém souber como configurar isso no blogger, agradeço!