segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Molho de Caramelo

Molho de caramelo

Este molho de caramelo é muito simples de fazer e pode servir para acompanhar os mais variados doces , gelados, bolos, etc.

molho de caramelo passo a passo

É óptimo para rechear bombons, tartes, crepes, ou até servir de base para uma mousse de caramelo. Os anglófonos chamam-lhe de "butterscotch", que é também o nome de deliciosos caramelos.



Conserva-se no frigorífico (fica um pouco mais denso), se quiserem que volte ao estado mais líquido, basta amornar.

Ingredientes: (medidas para um pote de +/- 250 g)


  • 150 g de açúcar
  • 100 ml de natas (meio pacotinho)
  • 25 g de manteiga bem fria


Corte a manteiga em pedacinhos e ponha no frigorífico até ser precisa.
Num tachinho, de preferência de fundo espesso, deixe o açúcar derreter em lume brando, até ficar com uma cor de caramelo (1 e 2). NUNCA MEXA COM UMA COLHER (o açúcar poderia cristalizar e ficaria tudo estragado!), mas vá mexendo o tacho. Quando a cor estiver uniforme, retire do lume

molho de caramelo passo a passo
Entretanto aqueça as natas até ficarem bem quentes, mas sem ferver e deite muito progressivamente no açúcar e mexa de imediato (3 e 4 ). Quando se começa a incorporar as natas convém que seja praticamente gota a gota para que o açúcar absorva bem e que a mistura seja uniforme.
Quando tiver incorporado as natas, deite a manteiga (5) e misture bem (6).

Se sobrarem alguns pedacinhos de açúcar que não estejam bem dissolvidos pode passar o caramelo por um passador de rede fina.

Deite num pote de vidro e deixe arrefecer antes de pôr no frigorífico.

Conserva-se cerca de uma semana no frigorífico. O caramelo, com o frio irá solidificar, para um molho mais líquido, basta aquecer um pouquinho.

molho de caramelo




4 comentários:

  1. boa tarde, fiz este caramelo para a receita da tarte de chocolate e caramelo mas ficou tão amargo que nem conseguimos comer! a tarte foi para o lixo :( será que deixei queimar demais o açucar ou é suposto ser assim tão amargo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tatiana, que pena a tarte ter ido parar ao lixo :( Muito provavelmente terá deixado o caramelo passar do ponto.... Quando se faz caramelo, de modo geral, não se pode esperar muito tempo que fique com uma cor escura, pois nessa fase, já é tarde, e normalmente, quando já cheira a caramelo, é porque está quase a queimar, e realmente fica amargo e impossível de comer, também já me aconteceu :) O caramelo tem que ficar com um tom de castanho claro, não mais de que isso. Espero que não desista de voltar a tentar :)

      Eliminar
  2. O acucar demora muito tempo a ficar com a cor para se puder tirar o tacho do lume?e qual deve ser a cor exata?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bom dia, o tempo necessário para a caramelização do açúcar depende de vários factores: a quantidade, a força da chama do lume, o tipo de material usado no tacho ou frigideira... para esta quantidade, e da maneira que costumo fazer, em lume médio, demora mais ou menos 10 minutos. A cor exata também depende do resultado que quer, se quiser um caramelo um pouco mais amargo tem que ficar mais escuro do que se quiser um caramelo mais doce. Eu aconselho ficar da cor de avelã, ou seja um castanho que ainda não esteja muito escuro.

      Eliminar

Tem alguma dúvida acerca de uma receita? Quer deixar uma sugestão, ou até uma dica? Não hesite, deixe o seu comentário !

Nota: para ver as respostas a perguntas ou comentários, terá que voltar à página do comentário inicial porque não recebem notificação por email da minha resposta. Se alguém souber como configurar isso no blogger, agradeço!