terça-feira, 17 de setembro de 2013

Tarte flã / "Flan Pâtissier"

tarte flã / flan pâtissier

Esta receita é daquelas que me faz sentir cheia de saudades da minha infância.
É daqueles sabores que me transportam 25 anos atrás, em França, quando a minha mãe nos vinha buscar à escola, a mim e ao meu irmão, e , por vezes, passávamos na pastelaria lá do bairro, e levávamos para casa uma fatia de "flan pâtissier"... Felicidade pura !

tarte flã / flan pâtissier

Há uma simplicidade nos ingredientes e nos sabores que faz desta tarte um sucesso e um clássico da pastelaria francesa.

tarte flã / flan pâtissier

É para ser servido bem fresco e com muito carinho...


Ingredientes: (tarteira de +/- 23 ccm)

  • 1 litro de leito gordo
  • 100 g + 50 g de açúcar
  • 100 g de maisena
  • 2 ovos + 1 gema
  • 1/2 vagem de baunilha ou 1 colher de sopa de aroma de baunilha
  • 1 rolo de massa quebrada
Passo 1

Desenrole a massa e forre a tarteira, pique com um garfo, e reserve.

Tarte flã / flan pâtissier


Passo 2

Ponha o leite a ferver com 100 g de açúcar, e mexa para ajudar a dissolver.
Numa tigela, misture os 50 g de açúcar com a maisena.
Retire 1 concha de leite quente e misture bem com a vara de arames.

flan pâtissier / tarte flã passo a passo

Junte os ovos e a gema e continue a misturar.
Quando o leite ferver, apague, deixe arrefecer 10 minutos e junte a vagem de baunilha. 
Tape e deixe infundir 10 minutos.

Passo 3

Passe o leite por um coador, e junte pouco a pouco à mistura de ovos e vá mexendo com a vara de arames.
Volte a por no tacho, ponha a cozer em lume brando , mexendo sempre.

tarte flã / flan pâtissier passo a passo

O creme vai espessar, a partir do momento em que ferver (vai ver bolhas a formar-se e a rebentar), conte 3 minutos (mexa sempre) e retire do lume. Se usar o aroma de baunilha, junte agora.
Deite por cima da massa, alise, e deixe arrefecer completamente.

Passo 4

Quando estiver completamente frio, ponha a cozer 30 a 40 minutos a 180ºC.
Retire do forno e deixe arrefecer totalmente antes de pôr no frigorífico. 
Deixe a noite toda no frio, e sirva bem fresco.

2 comentários:

  1. se as receitas te deixam com saudades da infância, vais gostar do meu passatempo ;)

    http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/09/passatempo-conservas-nero-e-limited.html

    ResponderEliminar
  2. Adoro esta tarte, a minha receita é quase igual só leva mais ovos, ficou fantástica e uma textura deliciosa e tentadora.

    Beijos

    ResponderEliminar

Tem alguma dúvida acerca de uma receita? Quer deixar uma sugestão, ou até uma dica? Não hesite, deixe o seu comentário !

Nota: para ver as respostas a perguntas ou comentários, terá que voltar à página do comentário inicial porque não recebem notificação por email da minha resposta. Se alguém souber como configurar isso no blogger, agradeço!