sexta-feira, 19 de julho de 2013

Xarope de Menta (Hortelã)

xarope de menta

Lembro-me que quando era miúda e que chegavam as férias de verão, gostava de beber a meio da tarde um copo de água misturado com xarope e muito gelo. Punha uma palhinha, e parecia que estava a beber uma bebida de gente crescida!! Gostava de todos os sabores, mas os meus preferidos eram de groselha e de menta.

xarope de menta


Como tenho muita hortelã no meu quintal, resolvi tentar fazer um xarope caseiro, não ficou verde como os industriais (essa cor deve-se a corantes artificiais) mas os sabor é muito bom, e misturado com água bem gelada, é um refresco ideal para os dias de calor.

Ingredientes:


  • 150 ml de água
  • 150 g de açúcar
  • +/- 100 folhas de hortelã (é um molho grande)


Escolha e lave uma centena de folhas de hortelã.
Deite o açúcar, a água e a hortelã num tacho, leve ao lume até ao ponto de ebulição.
Deixe ferver uma dezena de minutos, apague o lume, tape e deixe assim a noite toda (12 horas).

xarope de menta
Passado esse tempo, coe e pressione as folhas para extrair o máximo de sabor.
Ponha numa garrafinha de plástico e conserve no frigorífico.

Dilua uma colher de sopa num copo alto de água, e sirva bem fresco!



1 comentário:

Tem alguma dúvida acerca de uma receita? Quer deixar uma sugestão, ou até uma dica? Não hesite, deixe o seu comentário !

Nota: para ver as respostas a perguntas ou comentários, terá que voltar à página do comentário inicial porque não recebem notificação por email da minha resposta. Se alguém souber como configurar isso no blogger, agradeço!