segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Bugnes (ou Donuts)

Estes doces fritos são típicos de Lyon (França) na altura dos Santos e do Carnaval. Podem ser comparados aos tradicionais coscorões e a massa de base pode servir para fazer donuts fofinhos e muito saborosos.

Bugnes, ou Donuts



Ingredientes:



  • Farinha T55 (é a farinha sem fermento) : 300 g
  • Açúcar: 30g
  • 1 pitada de sal
  • Fermento fresco de padeiro: 20g (podem comprar na padaria ou alguns supermercados)
  • Ovos: 3
  • Manteiga: 120g
  • Leite: 20g (= 3 colheres de sopa)
  • 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira (é facultativo, pode substituir por aroma de baunilha, licor,etc..)
  • açúcar glace para polvilhar (é o açúcar muito fininho tipo farinha; se não tiver pode triturar açúcar normal até ficar em pó)
1º Passo:
Retirar a manteiga do frigorífico +/- 30 min antes de começar e corte em pedaços pequenos.
Ao fim desse tempo, esmagar com um garfo para amolecer a manteiga



2º Passo:
Aquecer o leite até ficar morno (atenção: tem que ficar morno e não quente), deitar numa tigela e misturar o fermento com um garfo (como quando se batem ovos para uma omelette) até estar completamente diluído.

3º Passo:
Nessa tigela, acrescentar a farinha, o açúcar, o sal, os ovos, e o aroma da sua escolha. Misturar com uma colher de pau até os ingredientes estarem todos bem misturados

4º Passo:
Quando a mistura estiver bem homogénea, acrescentar a manteiga, e aí entra o trabalho manual: amassar com as mãos até a manteiga estar bem misturada.
No início, a massa vai ficar extremamente pegajosa, ao fim de 10 min de trabalho, começa a descolar-se das mãos. Se ainda estiver muito pegajosa, pode acrescentar um pouco de farinha (1 a 2 colheres de sopa ).
A massa ficará assim:
Depois de amassar durante 10 min



Para quem tem robot de cozinha, pode por tudo na máquina até formar uma bola.

5º Passo:
É o mais simples: tapar a tigela com um prato e um pano e deixar de preferência num sítio quentinho mais ou menos 1h30min a 2h. Ao fim desse tempo, a massa deve ter o dobro do volume inicial e ter um aspecto fofinho:
Massa levedada



6º Passo:
Aquecer óleo numa frigideira, entretanto, polvilhar uma bancada com farinha e esticar a massa com um rolo de farinha. Se quiser aquelas formas mais tradicionais. deixar +/- 0,5cm de altura, recortar em losangos e dar um corte no meio. Deitar na fritadeira quando o óleo estiver bem quente, esperar +/- 30 segundos e virar, deixar mais 30 segundos e retirar num prato com papel absorvente:
Na forma tradicional de "bugnes"



Se preferir fazer donuts, deixar a massa com +/- 1 cm de altura, e recortar círculos com 1 furo no meio, e proceder da mesma maneira na fritadeira.



Polvilhar com o açúcar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem alguma dúvida acerca de uma receita? Quer deixar uma sugestão, ou até uma dica? Não hesite, deixe o seu comentário !

Nota: para ver as respostas a perguntas ou comentários, terá que voltar à página do comentário inicial porque não recebem notificação por email da minha resposta. Se alguém souber como configurar isso no blogger, agradeço!