quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bolo de Castanhas e Chocolate

Bolo de castanhas com cobertura de chocolate


Perfeito para festejar o São Martinho! Este bolo fica muito melhor se for feito de véspera. Quem é intolerante ao glúten pode comer porque não tem farinha de trigo.




Ingredientes:


Para o bolo:
  • 500 g de castanhas cozidas sem pele
  • 500 ml de leite
  • 5 ovos
  • 200 g de açúcar
Para o recheio:
  • 100 g de chocolate da sua preferência (leite, preto,...)
  • 100 ml de natas
Para a cobertura:
Passo 1:
Triturar grosseiramente as castanhas cozidas e misturar no leite. Pôr num tacho em lume brando durante 30 min, até as castanhas estarem em puré, se necessário, triturar com a varinha mágica.

Passo 2:
Bater as gemas com o açúcar até ficar uma mistura lisa e esbranquiçada.




Passo 3:
 Acender o forno a 180ºC
Misturar com o puré de castanhas.



Passo 3:
Bater as claras em castelo bem firme
Misturar delicadamente à outra preparação até estar tudo homogéneo.




Passo 4:
Forrar uma forma com papel vegetal (ou manteiga + farinha polvilhada) e deitar a preparação no forno durante +/- 45 min.




Passo 5:

Deixe arrefecer completamente o bolo até a próxima etapa.



Cortar o bolo ao meio no sentido horizontal. Nesta fase, e para quem gostar, pode borrifar as duas metades do bolo com um licor (porque não jeropiga) ou café,...

Passo 6:
Aquecer num tachinho as natas, quando estiverem quentes, acrescentar o chocolate partido em pedacinhos e misturar com uma espátula até formar um creme bem liso. Deitar este molho na base do bolo e tapar com a outra metade.

Passo 7:
Aquecer num tachinho as natas, quando estiverem quentes, acrescentar o chocolate partido em pedacinhos e misturar com uma espátula até formar um creme bem liso. Espalhar este creme por cima do bolo.
Feliz São Martinho !


Decorar a gosto e deixar no frigorífico pelo menos 2 horas antes de servir.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem alguma dúvida acerca de uma receita? Quer deixar uma sugestão, ou até uma dica? Não hesite, deixe o seu comentário !

Nota: para ver as respostas a perguntas ou comentários, terá que voltar à página do comentário inicial porque não recebem notificação por email da minha resposta. Se alguém souber como configurar isso no blogger, agradeço!