terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Feuilletine

O "pailleté feuilletine" é muito usado na pastelaria francesa para trazer textura às sobremesas. Combinado com outros ingredientes, forma a camada de crocante que tanta vez utilizo nos entremets.
Costumo usar de maneira mais tradicional com chocolate e pasta de praliné, mas podemos variar com outros chocolates e outros frutos secos.
Estas medidas chegam para utilizar numa forma de 24 cm.

Ingredientes:

  • 1 clara (+ ou - 30 g)
  • o mesmo peso em manteiga a temperatura ambiente
  • o mesmo peso em açúcar em pó
  • o mesmo peso em farinha

Acenda o forno a 180 º.
Forre um tabuleiro com papel vegetal
Misture a manteiga com o açúcar até obter um creme.
Junte a farinha e mexa , e por fim junte a clara, misturando para obter um creme.

feuilletine para crocante

Espalhe no tabuleiro numa camada muito fina, quase transparente, e ponha a cozer mais ou menos 12 minutos.
Vá verificando frequentemente a cor, se ficar muito escuro, baixe a temperatura ou apague o forno e deixe o tabuleiro lá dentro.
Quando a camada estiver cozida e bem dourada, retire do forno e parta em pedacinhos (vai ver que é muito quebradiça, mas é mesmo assim ).
Reserve num recipiente fechado.


1 comentário:

  1. Que blogue e que receitas Magnificas!!! Raramente vejoum blogger com receitas Tao completas e profissionais, estou encantada!

    ResponderEliminar

Tem alguma dúvida acerca de uma receita? Quer deixar uma sugestão, ou até uma dica? Não hesite, deixe o seu comentário !

Nota: para ver as respostas a perguntas ou comentários, terá que voltar à página do comentário inicial porque não recebem notificação por email da minha resposta. Se alguém souber como configurar isso no blogger, agradeço!